domingo, 21 de agosto de 2011

O cubo e a pedra.

A Caaba e a pedra preta são as relíquias mais importantes da religião muçulmana.
William Cirilo Teixeira Rodrigues
A Caaba é o santuário máximo dos muçulmanos. Localizada na mesquita de Al-Haram, o nome significa “casa cúbica”, derivado do árabe ka’b, “cubo”, por sua vez relacionado ao grego kybos, que também é a origem do latim cubos e, daí o português cubo. Apesar do nome,  a Caaba não é perfeitamente cúbica, mas forma um prisma na base em trapézio:as medidas dos lados variam entre 11,03 e 12,70m, e a altura é de 12,1 metros. Ela é feita de tijolos irregulares de granito marrom, mas aparece sempre preta por causa da cobertura de seda e ouro, que é reposta todos os anos, após a temporada de peregrinação.(...)
De acordo com a tradição islâmica, o templo teria sido construído por Adão em pessoa, e é o primeiro edifico da humanidade. Durante a juventude do profeta Maomé, funcionava como um templo pagão – quando ele conquistou Meca, em 629, destruiu todos os ídolos do local, menos a pedra preta. De acordo com a tradição, Maomé teria afirmado que ela era branca, mas ficou negra com os pecados da humanidade. A pedra hoje em dia são pedras, presos à parede de um dos cantos da Caaba.
Cientista ocidentais e árabes estudaram fragmentos tirados da pedra pelos próprios islâmicos – a teoria mais popular, lançada pelo alemão Paul Partsch em 1857, é que ela seja um meteorito, o que confirmaria a tradição islâmica que ela caiu do céu e foi encontrada por Adão e Eva. Porém, um estudo mais recente, publicado em 1972 pelos geólogos Robert Dietz e John McHone, apontou para um origem mais mundana: ela seria feita de ágata, uma pedra vulcânica coloria muito popular em feiras de artesanato. Uma terceira teoria, lançada em 1980 por Elsebeth Thomsen, da universidade de Compenhague, afirma que ela seria uma peça de vidro natural causada pelo calor gerado no impacto de um meteorito contra a areia do deserto, e não um meteorito em si, unificando as duas teorias.
Seja qual for sua origem, a Caaba e a Pedra Preta são fundamentais na vida religiosa dos islâmicos. O prédio em si é fechado ao público, mas o que é um dos maiores pontos da vida religiosa do islâmico acontece em volta dele. Ao menos uma vez na vida, todo islâmico tem a obrigação de fazer a peregrinação a Meca, na chamada Hajj. O ritual tem várias partes, mas uma delas envolve dar sete voltas na Caaba. A cada volta, o fiel deve ao menos apontar para a Pedra Preta – alguns tentam beijá-la, mas a multidão torna isso difícil.
Aliás, dizer “multidão” não dá a idéia do que ocorre. O Hajj acontece em cinco dias por ano, do dia 8 ao 12 do mês de Dhu AL-Hijjah, o último do calendário islâmico. Como há 1,57 bilhão de islâmicos no mundo, e como todos tem a obrigação de visitar Meca pelo menos uma vez na vida, a cidade acaba sendo o mais movimentado destino “turístico” do planeta. No Hajj de 2010, 2,8 milhes de pessoas se concentraram na cidade de Meca, que normalmente tem 1,7 milhão de habitantes. Aproveitando a chance, o governo da Arábia Saudita está construindo em Meca uma torre de relógio de 601 metros de altura, que abrigará o maior hotel do mundo dentro dela, com 95 andares e 800 quartos de luxo, e um shopping center na base. A torre fica bem ao lado de uma mesquita Al-Haram e tem atraído criticas do mundo islâmico.

Matéria retirada da revista curso preparatório Enem 2011 ed abril.

2 comentários:

  1. muito bom só não entendi uma coisa eles vão construir essa torre de 95 andares ou ja construirão

    ResponderExcluir
  2. Não foi construída por Abraão e Ismael ? E sim por Adão? Não entendi... achei que fosse por Abraão e Ismael.

    ResponderExcluir