sábado, 20 de agosto de 2011

Economia de guerra.

Durante uma guerra total, como foi a II Guerra, todos os recursos econômicos são colocados a disposição da produção bélica.
William Cirilo Teixeira Rodrigues
Durante uma mobilização militar total, como a Segunda Guerra Mundial, a economia de mercado é posta em hibernação. Todos os recursos são direcionados no esforço de produção de mais aviões, tanques, armas, munições e rações para os soldados. A economia, em outras palavras, se torna planificada, como as dos países comunistas. E foi assim que um matemático soviético, Leonid Kantorovich (1912-1986), facilitou o esforço de guerra americano. Kantorovich é o pai de programação linear, processo para resolver sistemas gigantescos de equações lineares geralmente envolvidos em produção e logística de massa.(...)
Na economia soviética, preços quotas de produção e alocação de trabalhadores eram determinados pelo governo. Era um trabalho de imensa complexidade, e Kantorovich começou por tentar otimizar a produção na industria madeireira. Para isso, transformou todos os dados de produção –como custo versus resultado- em sistema de equações lineares. E também desenvolveu um método para simplificar a solução dessas equações: a programação linear. Durante a guerra, ele usou seu sistema para calcular a melhor distância entre carros sobre um lago congelado, de forma a levar o maior numero de suprimentos sem quebrar o gelo. Isso salvou muitas vidas e lhe valeu uma medalha do Exército vermelho.
Quando os Estados Unidos entraram na guerra, em 1942, o governo local convocou um de seus matemáticos, George Dantizig, para refinar o sistema de Kantorovich. Entre muitos outros trabalhos, Dantizig determinou a ração dos soldados baseado em dezessete ingredientes possíveis, conforme seus valores nutricionais. Levou 120 dias para fazer os cálculos, mas a solução otimizada foi barrada por sua mulher: era muito sem graça.
A economia de mercado voltou depois da guerra no mundo ocidental, mas, com a aplicação da informática moderna, os esforços de Kantorovich, Dantizig e outros são usados ainda hoje na automação militar e em processos industriais.

Matéria retirada da revista curso preparatório Enem 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário