terça-feira, 2 de julho de 2013

A Crise Política dos anos 1920.

A Crise Política[1].
A Primeira República teve por base a Constituição de 1891. Seu principal mecanismo foi a política de defesa dos governadores em que: o governo federal garantia ampla autonomia aos grupos oligárquicos de cada estado, e em troca as bancadas estaduais lhe davam apoio político no congresso. Esse pacto enfraqueceu a oposição, garantiu fraudes eleitorais e a exclusão da população da participação política.
O controle oligárquico era assegurado pelo voto aberta da população, reconhecimento dos candidatos pelo legislativo e não pelo judiciário e a exclusão dos candidatos indesejáveis.
Para regular as disputas oligárquicas surgiu o acordo de revezamento na presidência entre São Paulo e Minas.
Os outros estados ficavam a margem desse jogo de cartas marcadas. Alguns estados de importância mediana, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia buscavam ocupar espaço, atuando individualmente ou em conjunto. Em 1922 criaram o movimento político de oposição –Reação Republicana – e lançaram a candidatura de Nilo Peçanha contra o mineiro Arthur Bernardes.
Apoiados pelos setores descontente da sociedade a oposição cresceu. Em outubro de 1921 a campanha eleitoral esquentou com a publicação de cartas falsas atribuídas a Arthur Bernardes, nestas cartas haviam comentários desrespeitosos contra os militares, o que acirrou os ânimos de alguns oficiais.
Apesar de tudo, como era de se esperar, a vitória foi de Arthur Bernardes. O problema foi que nem a Reação Republicana e nem os militares aceitaram o resultado. O governo se mostrou inflexível e o confronto se tornou questão de tempo.
Em julho de 1922, algumas unidades no Rio de Janeiro e em Mato Grosso se levantaram contra o governo. Apesar de derrotados, este movimento serviu de estopim. Era o inicio do movimento tenentista. Para conter, o governo reagiu decretando estado de sítio.
O clima de tensão seguiu toda a gestão de Bernardes. Imprensa censurada, oposicionistas presos e desterrados para o norte do país. Eclodiram levantes em 1924 e pouco mais tarde surgiu a Coluna Prestes.
Durante o governo do paulista Washington Luís a situação se acalmou um pouco. Somente em 1930 quando, a fim de manter seu plano de estabilização financeira, ele indicou o paulistas Júlio Prestes e não o mineiro Antônio Carlos, foi que a crise política ganhou novo fôlego.
Rompeu-se a aliança que durante décadas dominou a política brasileira. Como resultado do rompimento a oposição reaglutinou-se e agora com o apoio de Minas. Foi formada a Aliança Liberal, que lançou o gaúcho Getúlio Vargas a candidatura da presidência. O nome de Getúlio Vargas cresceu durante a campanha, mas Julio Prestes se manteve como favorita das oligarquias.
Em março de 1930, realizaram-se as eleições e mais uma vez ganhou o candidato oficial. As denúncias de fraude ganharam a imprensa e a oposição, desta vez, mais forte conseguiu a derrubada de Washington Luís na Revolução de 1930.
 O presente Texto faz parte do curso online da FGV. Para conhecer Clique Aqui!
 Para Baixar o texto original BAIXE AQUI!


Fonte

CRISE política. In: NAVEGANDO na história: Era Vargas: anos 20 a 1945 [on-line]. Rio de Janeiro: CPDOC, 2004. Disponível em: <http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos20/ev_crisepol001.htm>. Acesso em: 25 nov. 2004.


[1] Texto modificado e reduzido. O texto aqui postado faz parte de minhas anotações de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário