domingo, 12 de fevereiro de 2017

Biografia: Hipócrates - o pai da medicina


Hipócrates (460-375 a.C)
Texto integral.
Nascido na Ilha de Quios, Hipócrate copiou os passos do pai, Heráclides, e também seguiu a carreira médica. Ele escreveu mais de cem livros e monografias que influenciaram a prática da medicina por vários séculos. Hipócrates decididamente era um homem a frente de seu tempo. Numa época em que os problemas de saúde do mundo eram tratados por xamãs e feiticeiros, ele escreveu numerosos textos sobre medicina e ética médica, ideias avançadas para a época e muito mais próximas das questões levantadas hoje, no século XXI, do que para um médico que viveu no século quatro antes de Cristo.
Hipócrates acreditava que, para curar os doentes, o médico deveria “levar em conta a natureza dos homens em geral, a de cada indivíduo e a de cada doença”. Ou seja, o médico deveria considerar as interações de todo o organismo humano, em vez de se concentrar apenas em alguns sintomas específicos.

Entre várias descobertas de Hipócrates, uma das mais importantes era de que os membros fraturados deveriam ser alinhados para que a reparação se desse normalmente. Para isso, deveria ser feita uma pequena tração em ambas as extremidades da fratura que deveria ser suavizada gradualmente até que as partes se encaixassem. Como sempre, ele exortava o médico a olhar além da fratura e ver como o paciente reagia. A imobilização do membro era recomendável no estágio inicial, ema vez que “o exercício fortalece e a inatividade desperdiça”. Essa máxima é seguida ainda hoje na tentativa de os médicos evitarem a atrofia de algum músculo por falta de uso.

Na parte científica, no entanto, o trabalho de Hipócrates era muito limitado. Suas ideias sobre a circulação sanguínea, por exemplo estavam incorretas. Mas, se por um lado ele deixou a maioria das descobertas científicas na área médica a cargo das gerações seguintes, por outro ele formulou a base teórica e os métodos e procedimentos pelos quais a medicina iria evoluir nos séculos posteriores. Muito tempo após sua morte, o famoso Juramento de Hipócrates ainda é um instrumento importante na moderna ética médica. Entre outros, lá estão incluídos princípios que norteiam a profissão, como a confidencialidade na relação entre médico e paciente, a responsabilidade dos médicos de tratar qualquer pessoa, independente de sua classe social.
Referências:
YENE, Bill. 100 Homens que mudaram a história do mundo. Rio de Janeiro: PocketOuro, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário