domingo, 5 de fevereiro de 2017

Biografia: Ciro - e o grandioso império Persa.

Ciro, o Grande (558-428 a.C.)
Texto integral.
Os grandes impérios que existiram ao longo da história são importantes não apenas por sua influência política, mas também por seu legado, ou herança cultural. Com o passar do tempo, o controle político sobre o império acaba, mas aspectos importantes, como a língua, a literatura e os costumes, permanecem vivos durante séculos.
Um dos mais antigos dos grandes impérios e, com certeza, um dos mais importantes do sudoeste da Ásia e do Mediterrâneo Oriental, foi o Império Persa, criado por Ciro, o Grande, filho de Cambises, um nobre persa, e Mandane, filha de Astíages, rei da Média. Segundo a lenda, que lembra muito a lenda grega do rei Édipo, Astíages havia sonhado que seu neto se tornaria o governante de toda a Ásia. Por isso, tentou, e não conseguiu, mata-lo quando ele ainda era um bebê. Ao atingir a maturidade, Ciro derrotou seu avô e prosseguiu no cumprimento daquilo que o velho havia profetizado. Ciro também subjugou o Império Lídio, conquistou a Babilônia e capturou todas as cidades gregas da Ásia Menor. Ao mesmo tempo libertou, libertou o povo hebreu, que era mantido em cativeiro na Pérsia, conforme está escrito na Bíblia. Na época de sua morte, Ciro havia criado um império gigantesco, o maior do mundo até então, que se estendia das montanhas do Hindu Kush, onde hoje fica o Afeganistão, até o Rio Indo, nas margens do Mediterrâneo, onde seus sucessores enfrentariam os gregos em um conflito que definiria o futuro da história do mundo.

Graças as conquistas de Ciro, a riqueza da cultura persa se espalhou por grande parte do que até então era o mundo desenvolvido. Em sua última campanha militar, contra os massagetas, uma tribo de nômades que viviam na Ásia Central, suas tropas foram derrotadas e Ciro foi morto. O famoso pintor barroco Peter Paul Rubens (1577-1640) imortalizou sua derrota final na tela A cabeça de Ciro Trazida à Rainha Tamíris.
Referências:
YENE, Bill. 100 Homens que mudaram a história do mundo. Rio de Janeiro: PocketOuro, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário