quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Meu ponto de vista. O olhar de um professor recém formado e recém filiado, sobre a APEOESP.

Não tem conversa! Um sindicato deve ser combativo!

William C. T. Rodrigues
Durante os 4 anos que duraram meu curso de graduação, sempre entendi a APEOESP como uma instituição inimiga do professor em inicio de carreira. E essa não é apenas a minha opinião é também a opinião da maioria dos estudantes dos cursos de licenciatura do Estado de São Paulo. Quando disse a meus amigos que me filiei ao sindicato, quase fui linchado! 
Nunca vi motivos para me filiar a uma coisa, que acreditava, só me prejudicar. Não via luta, não via pressão, não via oposição ao governo. Um sindicato de verdade deve ser combativo e fiel, acima de tudo, a classe que representa!
Como não conhecia o interior do sindicato, acreditava que a APEOESP era formada por um grupo de pessoas “sagradas e intocáveis”, que não faziam nada a não ser gritar aos quatro ventos palavras de ordem e no interior do gabinete do secretário da educação “abanar o rabinho” e dizer amém. Mas conhecendo melhor cheguei à conclusão de que estava certo! É isso mesmo o que acontece! Nunca, em minha vida, vi tanta picaretagem quanto nas assembléias do sindicato.
Mas o ponto que quero chegar é: se a APEOESP continuar nesse ritmo, dentro de alguns anos o número de filiados vai cair a níveis críticos, pois a coisa que a nova geração de professores mais odeia é saber que está sendo manipulada e no caso do sindicato isso é explicito.
Somente me filiei, pelo fato de descobrir (pois, não sabia) que dentro da APEOESP existia oposição e que esta era realmente combativa, diferente da diretoria e seus acordinhos internos.
A oposição dentro da APEOESP é de extrema importância para a validade do sindicato, pois, “quando todos pensam igual, ninguém está pensando!” E quando a diretoria utiliza-se de artimanhas para neutralizar a atuação dos opositores, apresenta-se ai sua total incapacidade de representar os professores, pois, se as suas propostas fossem realmente boas para toda a categoria, não haveria necessidade de serem votadas apenas entre “amiguinhos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário