terça-feira, 1 de março de 2011

Para quem serve a burocracia?


Por: William C. T. Rodrigues

Segundo o mini-dicionário Silveira Bueno a palavra burocracia quer dizer: tramitação demorada de papéis, nas repartições públicas. O dicionário já prevê a verdadeira odisséia pela qual o cidadão deve passar caso queira estar de acordo com suas obrigações junto ao Estado.(...)

Na prática, diferentemente do explicitado nas páginas dos dicionários, a burocracia não é apenas uma tramitação demorada é na verdade uma máfia! Uma máfia, que está arraigada em todos os setores públicos deste país.

Porque considero a burocracia uma máfia? Pelo fato de,como em uma máfia, você ter que pagar para ela te proteger dela mesma. A questão é simples, uma coisa que você poderia muito bem fazer sozinho, como por exemplo, uma transferência de veículo, é algo realmente impossível caso você não pague a um despachante fazer isso pra você.

Muitos tentam legitimar a burocracia,dizendo: -A burocracia é boa, ela nos protege da ação dos estelionatários! E eu respondo: -NÃO, ela não te protege de nada, ela só atrapalha a sua vida. Se a burocracia realmente impedisse algum vigarista de atuar, nosso país seria a ilha da honestidade, pois com tanta burocracia seria impossível burlar o sistema!

A burocracia apenas existe para atender a uma demanda de verdadeiros chupins, que engordam as custas do sacrifício alheio.

Para ilustrar esse texto usarei dois exemplos que vivi e convivi.

O primeiro diz respeito a um amigo meu, formado junto comigo no ano de 2010 em história na UNESP de Assis. Ele passou em 54º no concurso para professores PEB II do Estado de São Paulo. Fez a tal da escolinha do governo e foi de Assis para Presidente Prudente assumir seu cargo, mas adivinhem o que aconteceu? “BURROcracia”!

Ele se formou, recebeu o certificado das mãos do vice-diretor provando que era licenciado para o cargo, mas o Estado não aceitou, ele somente poderia assumir se mostrasse o diploma, mas os dois papéis são a mesma coisa!

Agora vamos entender porque a burocracia é burra. Primeiro, esta faltando muitos professores na rede de ensino, a cada ano cai o numero de licenciados no país, ninguém mais quer ser professor. Segundo, ele fez a escolinha e ganhou um salário equivalente a 80% de um professor, em média 1300,00 reais. Terceiro, então depois do Estado gastar tudo isso, por um mero detalhe, por uma BURROcracia, ele não pôde assumir.

Ele fez de tudo e conseguiu prorrogar o prazo em um mês para poder assumir ao tal cargo e nesse meio tempo ele recebeu o diploma em regime de urgência e agora com o diploma em mãos, ele ficou adido, pois a escola que o governo o mandou NÃO TEM AULAS!

O segundo exemplo diz respeito a mim e a minha epopéia rumo à transferência, para o meu nome, de um carro ano 83 que comprei. O ex-dono me ensinou a transferir o carro particularmente sem a necessidade de despachantes, e assim fiz. Como sou novo na cidade de Presidente Prudente não tenho comprovante de endereço e fiz uma declaração de próprio punho assinada pela proprietária do imóvel em que vivo como declaração de residência, entreguei no prazo para não levar multa e somente depois de duas semanas, com o documento vencido me ligaram porque não aceitaram.

Me explicaram que era necessário outro tipo de declaração de residência com registro em cartório. Assim fiz, reconheci firma em nome de duas testemunhas e novamente não aceitaram!

Disseram que era obrigatório a assinatura do delegado, e me indicaram o endereço do 4º DP, assim fiz....quando cheguei ao 4º distrito policial ele havia mudado de endereço.

Fui então ao 1º DP, o delegado de plantão disse que não poderia me ajudar pois era fora de sua área de atuação e me ensinou o novo endereço do 4º DP, fui até lá e pasmem, meu endereço não era área de atuação desse tal 4º DP, tive vontade de chorar ou matar alguém! A plantonista me ensinou o caminho para o 2º DP que era mais longe da minha casa que o 4º. Fui até o 2º DP, fui muito bem atendido e salvo os contratempos em uma hora e meia assinaram e me deram o tão desejado comprovante residencial.

Fui correndo até o Detran alguns minutos antes que fechasse o atendimento ao público e lá a mocinha me disse que “achava” que não faltava nada......só achava.

Hoje dia 01 de março de 2011, me ligaram dizendo que o documento estava errado....PORRA! E a mulher ainda teve a pachorra de dizer que o certo mesmo é fazer junto a um despachante, pois individualmente sempre dá erro. Lógico que o despachante sempre acerta, se ele recolhe 100,00 reais, 50,00 e do burocrata maldito, que deixa passar os deslizes dos despachantes, mas não deixa passar uma caligrafia feia de um trabalhador!

Ai esta o grande trunfo da burocracia, a idéia de cansar o trabalhador para que este tenha que pagar para outros fazerem aquilo que sem a burocracia ele mesmo poderia fazer! É assim que atua essa máfia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário