domingo, 9 de abril de 2017

Biografia: Caio Julio César - e o Império Romano.


Caio Júlio César (102-44 a.C)
Texto integral.
Com a derrota de Cartago nas Guerras Púnicas (246-44 a.C), Roma passou a dominar o Mediterrâneo, e os líderes romanos começaram a acreditar que Roma tinha um “manifesto divino” para subjugar e comandar o máximo possível do mundo conhecido. Foi por meio de Caio Júlio César que Roma realmente cumpriu tal manifesto, estendendo as fronteiras do Império Romano além de onde chegara qualquer outro governante. Imortalizado em histórias, em versos e no teatro de Shakespeare, ele é tido como a encarnação do Império Romano, embora, durante sua vida, Roma fosse uma República e o cargo de imperador só passasse a existir após sua morte.
César, filho de nobres, ingressou no exército romano e serviu na Ásia com dedicação e bravura, conquistando a Coroa Cívica, a mais valiosa das medalhas. Depois de retornar a Roma, ele entrou para a política, tornou-se tesoureiro de Estado aos 34 anos, pretor principal aos 39 e foi eleito para o Consulado aos 43 anos (o mais alto posto da Roma Antiga.
Para aumentar o poder e a glória de Roma, assim como sua própria fama, César liderou uma expedição militar ao norte. Entre os anos 58 e 55 a.C, ele conquistou a Gália (atual França), e Helvética (Suiça) e a Bélgica. Também invadiu e dominou a maior parte da Bretanha e cruzou o rio Reno para combater germânicos.
César retornou a Roma como herói, mas se achou num conflito político com Pompeu (106-48 a.C), general romano que havia tomado Jerusalém. Pompeu também possuía o posto de Cônsul Principal e César havia pedido o Consulado para si próprio. Mas entregaram o cargo a Pompeu.
Pela lei, não era permitido aos generais trazerem seus exércitos para dentro da cidade de Roma. Pelo contrário, eles deveriam ser mantidos ao norte do Rio Rubicão. Em 49. a.C., porém, César infringiu a lei, atravessou o Rubicão e entrou em Roma para tentar um golpe. Ele depôs Pompeu e eliminou a República, convertendo-se em governante absoluto, como sempre havia sido seu desejo. Depois de consolidar o poder de Roma sobre a Grécia e de liderar uma campanha sobre a Síria e o Egito, ele voltou a Roma em 45 a.C. para ser declarado ditador perpétuo e governar como o maior de todos os conquistadores da História, - maior ainda que Alexandre, o Grande. César governou ditatorialmente por pouco tempo. Em 15 de março de 44 a.C., ele foi assassinado no Senado romano por uma conspiração liderada por seu filho adotivo, Marco Júnio Bruto (85-42 a.C).
Júlio César alterou, e muito, o curso da história romana, - e, aliás, da própria Europa. Em Roma, ele havia desbancado a República e criado o posto de “imperador de fato”, que se tornaria oficial com a ascensão ao poder de seu sobrinho César Augusto, catorze anos após sua morte. Quando César iniciou sua ascensão ao poder, Roma era a maior força política do Mediterrâneo. Na época de sua morte, Roma também havia se tornado a primeira superpotência da Europa – e talvez do mundo.
Referências.
YENE, Bill. 100 Homens que mudaram a história do mundo. Rio de Janeiro: PocketOuro, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário