sábado, 18 de março de 2017

Biografia: Alexandre o Grande - e a fusão cultural entre Oriente e Ocidente.

Alexandre o Grande (365-323 a.C)
Texto integral.
Alexandre era filho de Filipe II da Macedônia e de Olímpia, a filha de Neoptólemo de Épiro. Filipe, também era um grande líder, trouxera toda Grécia sob seu comando antes de ser assassinado, em 336 a.C. O jovem Alexandre cresceu em Atenas, à sombra de seu pai e do grande filósofo Aristóteles, que foi seu professor. Aos vinte anos de idade, quando já era um homem destinado à grandeza, ele sucedeu seu pai. Embora Alexandre tenha governado somente por treze anos, durante esse tempo foi capaz de construir um império maior do que qualquer outro que já havia existido.
Ele estava destinado a realizar aquilo em que os persas falharam um século antes: estabelecer um vasto império que enquadrasse tanto a Europa como a Ásia e que se estendesse da Grécia à Índia. É por isso que o conhecemos como Alexandre o Grande.
Depois que Alexandre derrotou o imperador persa Dário II (558-486 a.C) na Batalha de Íssus em 333 a.C, o império persa ruiu. Com 33 anos de idade, Alexandre governava cinquenta vezes mais terras e vinte vezes mais pessoas do que havia no império grego que ele herdou de seu pai. Esse imenso território incluía a Grécia, o Egito, todo o Império Persa e tudo o que hoje consideramos Oriente Médio. Ele marchou para o norte até o Danúbio, na Europa; para leste, até o Ganges, na Índia; e chegou mesmo a enviar uma expedição para o interior da África na tentativa de encontrar a nascente do Rio Nilo.
Na época de sua morte, em 323 a.C., Alexandre foi considerado o maior general e o maior “construtor” de impérios que o mundo já havia conhecido. Mesmo hoje, 24 séculos mais tarde, ele não chega a ter mais do que seis rivais em termos de realizações.

Embora Alexandre fosse líder carismático, a maior importância de seu império foi que, pela primeira vez, pôde haver uma troca livre de ideias entre as culturas de duas vastas regiões que, até então, haviam permanecido isoladas uma da outra. Ao contrário de outros líderes vitoriosos, Alexandre não somente foi receptivo às ideias dos povos conquistados como também adotou algumas delas que conheceu na organização política persa. Por outro lado, a arte grega também pode receber grande influência da indiana. Antes de sua morte prematura, aos 33 anos de idade, Alexandre construiu a cidade de Alexandria, no Egito, cuja preciosa biblioteca sobreviveu durante mil anos e acabou se tornando o maior centro de conhecimento do mundo.

Referências:
YENE, Bill. 100 Homens que mudaram a história do mundo. Rio de Janeiro: PocketOuro, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário