terça-feira, 29 de março de 2016

Fichamento: "A Interpretação dos Sonhos" de Sigmund Freud. Cap 03

Considerado o maior trabalho de Sigmund Freud (1856-19390), "A Interpretação dos Sonhos" é o livro que inaugura a era da psicanálise. Neste estudo, o Mestre de Viena apresenta uma instância da mente que era,até então, ignorada: o inconsciente. Esse pressuposto foi o estopim de uma revolução teórica que permeou o debate sobre o comportamento humano no século XX.
(P.77) Cap. III: O sonho é a realização de um desejo.
Os sonhos não são destituídos de sentido, não são absurdos, não implicam que uma parcela de nossa reserva de representações esteja adormecida enquanto outra começa a despertar. Pelo contrário, são fenômenos psíquicos de inteira validade – são realizações de desejos – e podem ser inseridos na cadeia de atos mentais inteligíveis de vigília. São produzidos por uma atividade mental altamente complexa.
(P.78) Vimos que um sonho pode representar um desejo como realizado, o que nos levanta a dúvida. Isso é uma característica universal dos sonhos, ou, é o conteúdo de um sonhos específico?
É fácil provar que muitos sonhos são a realização de desejos, como por exemplo, quando temos sede enquanto dormimos e então sonhamos que bebemos um belo gole d’água.
(P.80) Os sonhos das crianças são frequentemente pura realização de desejos, e diferente dos sonhos dos adultos não levantam problemas para serem solucionados, mas são de inestimável importância para provar que, em sua natureza essencial, todos os sonhos representam a realização de desejos.

(P.82) Até mesmo na língua sonho tem sentido de desejo. Sempre que vemos nossas expectativas ultrapassadas por um acontecimento, exclamamos : “eu nunca teria imaginado tal coisa, nem em meus sonhos mais fantásticos”.
Referências
FREUD, Sigmund. Interpretação dos Sonhos. 1. Ed. São Paulo. Folha de S. Paulo, 2010. P.77-82.

Nenhum comentário:

Postar um comentário