Historiadores tentam entender por que o naturalista inglês esperou mais de 20 anos para publicar A Origem das Espécies. |
Imagine o susto que Charles Darwin deve ter levado em 1858 ao receber a carta do também naturalista Alfred Russel Wallace, com quem havia trabalhado, comunicando a descoberta da evolução das espécies pela seleção natural, assunto que ele próprio havia passado os 20 anos anteriores estudando em segredo do grande público. O que deveria fazer? Ignorar o trabalho de Wallace, que havia confiado nele, publicar seus achados e ficar com a glória sozinho? Na Inglaterra do século XIX, a lealdade era tudo e Darwin não podia trair seu companheiro. Ocorreu que o anúncio da descoberta independente dos dois cientistas foi feito simultaneamente em 1858, na sociedade Lineana de Londres. E sua famosa obra, A Origem das Espécies, foi lançada no ano seguinte...
Uma questão, porém sempre fascinou os historiadores. Por que, após descobrir o processo de seleção natural em 1838, Darwin demorou duas décadas para tornar sua idéias públicas? Teria ele planejado esperar até a morte, como Copérnico, por medo de perseguição religiosa? Ou teria sido forçado a mudar os planos em razão da carta de Wallace?
Seus biógrafos não sabem quanto tempo ele teria demorado a publicar suas conclusões. Mas, mesmo assim, têm como certo que a religião contribuiu para essa demora. Naquela época, ela ainda exercia bastante influência sobre a ciência. E muitos cientistas aceitavam a palavra da Bíblia literalmente. Ou seja, acreditavam que o mundo e as espécies vivas eram imutáveis e tinham sido criadas por Deus cerca de 6 mil anos atrás.
Agora, o historiador John van Wyhe, da Universidade de Cambridge, alega que a crença de que Darwin tinha receio da reação popular é infundada. Ele pesquisou a fundo a vasta correspondência do naturalista inglês procurando pela palavra “adiar” e não encontrou nenhuma evidência. Sua conclusão é que não há provas que apóiem a idéia de que Darwin optou por postergar a publicação de seu grande trabalho. Em vez disso, diz o pesquisador, durante todo o tempo que levou até comunicar seus achados, Darwin se empenhou em coletar uma quantidade avassaladora de provas de que sua teoria estava certa. Para Van Wyhe, ele estava apenas esperando o momento ideal para publicar a Origem das Espécies. O historiador argumenta ainda, que Darwin nunca escondeu suas idéias de ninguém. Ele apenas não quis divulgá-las.
Após publicar seu livro Darwin foi
ridicularizado por alguns seguimentos
da sociedade.
|
Clima Favorável.
Sua tese encontra oposição entre outros historiadores. David Kohn, editor da Biblioteca Digital de Evolução Darwin, diz que é muito simplista procurar por ocorrências da palavra “adiar” e ignorar importantes fatores sociais e culturais da época. Sabe-se que Darwin com freqüência criticava a religião em suas notas particulares. Em seu segundo livro, A descendência do homem (1871), ele menciona explicitamente que esperou até que o clima fosse mais favorável à recepção de suas idéias.
Fonte:
Matéria retirada e reproduzida integralmente da revista História Viva ano IV, nº44 de junho de 2007. Pág 14.
Leia Também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário