quinta-feira, 20 de março de 2014

A Pré-História: a origem humana.

A Pré-História: a origem humana.
Quando foi? Compreende todo o período que vai do surgimento do homem até o ano 4.000 a.C.
Onde foi? Inicialmente na África e posteriormente por todo o planeta.
O que foi? Foi o período mais longo e determinante de toda a história do homem, pois foi neste momento em que a humanidade abriu caminho ultrapassando os obstáculos e os limites impostos pela natureza e conseguiu se distinguir dos outros animais.
Os primórdios do homem. Durante os 160 milhões de anos em os dinossauros dominaram a terra, os mamíferos eram seres de segunda categoria. Todos os animais terrestres de médio e grande porte eram dinossauros. Assim foi até a grande extinção que ocorreu há 65 milhões de anos atrás.
Segundo alguns especialistas, o maior presente que os dinossauros nos deram foi morrer. Sua extinção possibilitou aos mamíferos crescerem em número e tamanho. Não demorou muito para o surgimento dos primeiros primatas que assim como nós, possuíam mãos flexíveis com cinco dedos e olhos na frente da cabeça o que possibilitava ter percepção de profundidade.
Há 17 milhões de anos atrás, nossos ancestrais primatas viviam em segurança nas árvores. Mas o surgimento de um novo ser vivo, quase que simultaneamente em todo o mundo, abalou a vida deste animais e foi decisivo para o surgimento do homem tal como o conhecemos. Este novo ser vivo é a grama.
Na África ocidental, as savanas ocupam o lugar das florestas tropicais. Com menos árvores e espaços maiores entre elas os nossos antepassados têm de se adaptar. Andar sobre duas pernas possibilita manter a cabeça acima da grama alta o que facilita a visualização de predadores. A postura ereta é revolucionária, pois libera as mãos para outras atividades.
Perdemos os pelos e ganhamos glândulas sudoríparas. Deste modo já não precisamos arfar como os outros animais para resfriar o corpo. Nossa boca está livre para emitir sons.
Há 2,6 milhões de anos, os primeiros hominídeos começam a produzir ferramentas de pedra dando início à chamada Idade da Pedra. E há 800 mil anos começaram a dominar o fogo. Usar o fogo para cozinhar é como ter um segundo estômago, a digestão e a absorção de energia ficam mais fáceis, possibilitando o desenvolvimento de cérebros maiores.
Há duzentos mil anos atrás começamos a emitir sons mais elaborados é o inicio da fala. Pela primeira vez, os seres humanos começaram a transmitir conhecimento um ao outro, de geração para geração. Agora não dependemos apenas de nossa experiência pessoal, podemos pegar emprestado a experiência de outra pessoa.
O homo sapiens surgiu a cerca de 100 mil anos já com todas as características dos seres humanos atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário