segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Como fazer um Fichamento*.

Meu Blog é recheado de fichamentos e acredito ser esta a melhor forma de compreensão de um texto.

Quando lemos alguns textos científicos, ou acadêmicos, podemos ter algumas dificuldades na apreensão do conteúdo e das informações transmitidas.
Para facilitar, ou para nos ajudar na compreensão dos textos, podemos dividir esta tarefa em momentos distintos, complementares e progressivos: momento de análise textual e de análise temática.
A análise textual é o primeiro momento da leitura, onde procuramos entender o texto como um todo, a fim de compreender a lógica, o esquema de exposição das idéias, assim como o raciocínio do autor.
Neste momento, é bom assinalar os conceitos principais que o autor está utilizando e como os define[1].
É nesse primeiro momento de reconhecimento do texto que se torna necessário procurar – no dicionário – as palavras que não sabemos, e – em dicionários especializados, ou em obras de referência – os conceitos que desconhecemos.
Lembre-se: podemos escrever se lermos, se tivermos dados. O trabalho cientifico depende de leituras, de fontes de informação. Se não organizarmos e sistematizarmos o nosso conhecimento e os nossos dados, não teremos sobre o que e do que falar.
Essa leitura pode e, como forma de organização do conhecimento adquirido, deve ser acompanhada de anotações. Assim, “a análise textual pode ser encerrada com uma esquematização do texto cuja finalidade é apresentar uma visão de conjunto da unidade”.[2]
As anotações e esquematização inicial são realizadas através do Fichamento:
Como expusemos, é necessário criar um mínimo de organização dos dados que coletamos para, depois, ter acesso a eles. O Fichamento é um modo de coletar e deseparar o conhecimento, conforme avançamos na pesquisa e nas nossas leituras.
Independente do modo como armazenará as informações (em pastas, gavetas, no computador, em cadernos...), é necessário criar e definir um lugar como sendo o seu lugar de arquivo e de consulta, seja por meio de anotações em fichas (com papel mais duro, de aproximadamente 15 X 20 cm., que se vende em papelarias), ou em arquivos de computador.
Guardar as informações em caderno é mais complicado. A durabilidade do papel não é grande e, como estamos pensando em constante manuseio do material, se estraga mais rapidamente.
Em caso de computador, crie uma pasta “Fichamentos”. E, dentro dessa pasta, separe os textos – criando outras pastas – de acordo com os temas e sub-temas que compõe a sua pesquisa.
Como pensamos em organizar o conhecimento, o uso das fichas ou nomes de arquivos, permitem a criação de ordem alfabética por titulo, por tema ou por autor. O caderno impede esta organização, a menos que use fichário.
Sugestão de Fichamento:
1. Antes de iniciar a leitura do texto, anote, logo no início do seu documento, as referências bibliográficas de acordo com as normas ABNT. Se for livro de biblioteca, aproveite para anotar o número do Tombo. Assim, quando fizer a bibliografia do trabalho, a terá pronta (no computador pode usar copiarcolar), e se precisar voltar à biblioteca, não terá que consultar novamente a localização do livro.
2. Deixe um espaço em branco para fazer um pequeno resumo. (veremos adiante)
3. Comece a fazer as anotações.
No Fichamento não se anota tudo que está no livro, não reescrevemos. A idéia que deve organizar as anotações é a mesma que utilizamos para as anotações em sala de aula. Ou seja, prestamos atenção na fala do professor e fazemos anotações pontuais das partes importantes. Se anotarmos “tudo” o que o professor disser, nos concentraremos mais na fidelidade da anotação do que em prestar atenção à exposição.
A anotação pode ser tópica, de pequenas frases, de conceitos-chave. Se copiar uma frase mais longa, não esqueça de utilizar aspas. Lembre-se: o Fichamento é a criação de um documento para consulta posterior. Assim, quanto mais informação tiver sobre o conteúdo do seu documento, melhor. Deixe claro o que é a sua redação e o que é do “autor”.
Conforme for anotando, indique as páginas do documento original. Quando consultar o seu Fichamento poderá, no caso de dúvida, retomar rapidamente os pontos obscuros, não compreendidos ou fazer uma citação.
Ainda que gaste tempo para fazer as anotações, posteriormente ganhará um tempo muito maior, pois, ao invés de buscar na memória, ficar procurando em livros ou artigos, terá anotações prontas para recorrer.
A outra vantagem do Fichamento é no processo de compreensão da leitura. Quando lemos um livro, um texto, um documento, sempre fazemos por partes. Introdução, desenvolvimento e conclusão. E, dentro de cada parte, lemos em seqüência as diferentes palavras, frases, parágrafos, itens e capítulos. Estedissecar” do texto é parte do processo de leitura, assim como as anotações pontuais que fazemos nesse percurso.
Ao finalizar o Fichamento e ao ler as suas anotações, terá uma visão global. Se demoramos um dia para ler um texto, pela leitura do Fichamento teremos um entendimento geral em poucos minutos. Assim, o Fichamento permite a leitura e a compreensão do texto em dois momentos essenciais: a) um fragmentado (durante a leitura e nas anotações do texto), b) um mais geral e compreensivo (na leitura do Fichamento).
Ao finalizar a leitura e as anotações, leia o Fichamento e, a partir de um entendimento mais amplo, redija um pequeno resumo. Volte ao item dois (que tratamos acima) e complete o espaço que deixou em branco.
Assim, o Fichamento fica composto da seguinte estrutura:
1.          O ‘endereço’ da obra, de acordo com a ABNT.
2.          Um pequeno resumo compreensivo do texto como um todo.
3.          As partes específicas que compõe o texto e a referência das páginas.

A partir dessa leitura textual, é possível fazer uma leitura e análise temática, cujo objetivo é se aprofundar no entendimento do texto. Em qualquer momento da leitura, importa entender o que e como o autor expõe suas idéias. Quer concordemos ou não com as suas idéias, o fundamental é, em primeiro lugar, entendê-lo.
Para orientar o entendimento do texto, propomos algumas questões a serem respondidas após sua leitura:
1.          Qual o tema ou assunto? Do que ele está falando e como apresenta a sua perspectiva?
2.          Qual o tipo de texto? Acadêmico, de informação, jornalístico, técnico?
3.          Qual o problema que o autor pretende desenvolver? Ou seja, o que levou o autor a escrever seu texto e qual tipo de questão que procura responder com sua argumentação?
4.          A partir disso, como apresenta sua(s) idéia(s) central(is), qual é a(s) sua(s) proposição fundamental ou tese(s)?
5.          Se ele defende determinada(s) tese(s), como constrói a estrutura de argumentos para fundamentá-la(s)?
6.          Existem idéias secundárias, argumentações complementares que auxiliam na construção da(s) tese(s)?
Resumindo:
Sobre o que o autor está falando? Qual a questão que pretende responder? Frente a esta questão, qual a sua resposta? Como fundamenta as suas afirmações e suas respostas? Seus argumentos são convincentes? Existem outras idéias que compõem o texto?
Após ter feito o Fichamento, ficará mais fácil responder as questões de entendimento. Se não conseguir responder, temos duas saídas:
1.          Você não entendeu o texto e tem que reler (o mais provável).
2.          O texto era ruim e não tinha coerência, problema central e nem objeto de estudo claramente definido (pode acontecer). [3]

Por: Prof. Gessé Marques Jr.

*Reprodução integral



[1] Cuidado com o “grifa-texto”! Use o grifa-texto somente para as idéias e argumentos principais. Muitas vezes, os textos ficam com muitos destaques, perdendo-se assim, o que realmente deve ser destacado. Se tudo é importante, por que grifar?
[2] SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21ª ed. rev. e ampl.. São Paulo: Cortez, 2000. p. 53. destaque do autor.
[3] Boa parte das informações que trouxemos estão em SEVERINO, op. cit.,  p. 47-61, e em GARCEZ, Lucília H. do C. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 23-45. Para uma exposição mais detalhada, leia o original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário