Quais as relações entre Direito e Justiça, Direito e ideologia, Direito
e conflito social? Em linguagem clara e precisa, o professor Roberto Lyra
discute as várias dimensões do direito, apresentando-o não como conjunto
imutável de regras, mas como atividade em permanente transformação.
O Que é Direito.
Este livro faz parte
da coleção Primeiros Passos da editora brasiliense, fundada em 1943 pelo
importantíssimo intelectual marxista brasileiro Caio Prado Junior, coleção esta
que tem como objetivo, segundo consta no próprio site da editora, a publicação
de textos leves e introdutórios nas mais diversas áreas do conhecimento. E como
não poderia deixar de ser, graças a corrente de pensamento do fundador da
editora, todos os livros desta coleção seguem a linha filosófica marxista,
inclusive este.
Roberto Lyra Filho ao
escrever esta pequena brochura de pouco mais de sessenta páginas, nos introduz
a instigante e complicada área que é o direito, tendo como fio condutor muito
bem delineado, o marxismo e a ideia de luta de classes aplicado a criação de
leis e a forma como estas se legitimam ou não perante a sociedade.
Inicialmente, o autor
distingue as palavras Direito e Lei. Segundo ele, apesar de aparecerem em
algumas línguas como homônimas como no inglês, por exemplo, representam coisas
diametralmente distintas.
Fica claro durante o
primeiro capítulo do livro que Lei é um artificio do Estado de controle social
(Estado este, que segundo Marx, nada mais é do que um instrumento de dominação
de uma classe sobre outra). E que Direito são conquistas adquiridas dentro da ordem
estabelecida e cerceadas pelas leis.
Esse fenômeno de
cerceamento do Direito pela Lei fica explícito na passagem “Direito e Lei
pertencem ao repertório ideológico do Estado, pois na sua posição privilegiada
ele deseja convencer-nos de que cessaram as contradições, que o poder atende ao
povo e que tudo o que vem dali é imaculadamente jurídico, não havendo Direito
(...) acima das leis”. (P.03)
Em seguida no segundo
capítulo intitulado Ideologias Jurídicas, Lyra Filho inicia o
debate com a seguinte questão: o que é ideologia? Segundo o autor o termo
passou por mudanças significativas ao longo dos séculos. Inicialmente, indicava
o estudo do funcionamento das ideias em relação aos signos e
posteriormente passou a designar a própria ideia.
A ideologia funciona
como uma espécie de ideia pré-fabricada sobre tudo, ela guia nosso pensamento
de forma a encaixar até as coisas mais absurdas dentro desta visão de mundo. Ou
nas palavras do próprio autor, uma estrutura de opiniões organizadas em
certos padrões, que não aceitam críticas, e que muitas vezes não
condizem com a realidade. (P.08)
O autor segue durante
todo o capitulo citando os mais variados pensadores como Karl Marx, Ortega y
Gasset, etc, sobre o que cada um entende por ideologia e como ela é concebida.
Em um apanhado geral
a ideologia se caracteriza por ser: uma ideia pré-fabricada, transmitida pelo
Estado, instituições, sociedade, família, etc. de forma passiva e inconsciente,
que gera –segundo Marx- uma cegueira parcial da inteligência.
Neste ponto do livro
o autor citando Dalmo Dallari nos apresenta o ponto de partida deste livro: “na
realidade, o direito usado para dominação e injustiça é um direito ilegítimo,
um falso direito”. Ou seja, o livro utilizará como fio condutor a crítica a
maneira burguesa de se conceber o Direito e a justiça.
Para Lyra Filho
existem duas principais ideologias jurídicas (existem mais, entretanto estão
são as duas mais importantes), o Direito Positivo e o Direito Natural que se
polarizam em diversos subgrupos.
No positivismo a
ordem é a Justiça. Ideologia predominante entre os juristas contemporâneos,
o positivismo baseia-se na ordem. A sociedade é justa porque é ordenada. Esta
ideologia jurídica tem como apoio a ordem estabelecida, os costumes de uma
classe (neste caso a classe dominante) são transformados em leis pelo Estado,
que utiliza de todos os meios possíveis para aplica-las a toda a sociedade,
utilizando-se até mesmo da violência para se fazer valer. Segundo os Jusnaturalistas
o positivismo “serve apenas para fazer valer a ordem estabelecida”.
Jusnaturalismo.
Ideologia mais antiga
remete ao surgimento das civilizações. Tem como base o Direito como
ordem justa. A ideia aqui é a justiça “a sociedade é ordenada porque é
justa”. O direito natural é dividido em grupos: o direito natural cosmológico,
o direito natural teológico e o direito natural antropológico. Liga os direitos
dos homens a fatores ditos da “própria natureza das coisas”, seja ela terrestre
ou teológica. O que, assim como a ideóloga positivista, apenas serve para
justificar a ordem estabelecida. Um exemplo muito bom utilizado pelo autor é a
escravidão na América de índios e negros, justificada pela Igreja com base em
leituras da Bíblia.
Neste ponto o autor
inicia sua abordagem do Direito por um viés sociológico marcadamente marxista.
Para ele a sociologia como ciência abre as portas para uma análise mais pura,
através dos fatos históricos, sobre as origens da sociedade e como está se
desenvolveu até hoje, mais até mesmo do que a história.
Em linhas gerais os
últimos capítulos de texto nos apresentam uma junção do materialismo dialético
com as estruturas do Direito. Como bom marxista aplica o internacionalismo ao
Direito junto com a ideia de periferias e centros internacionais e seus
constantes atritos. Internamente as lutas de classe, sempre geraram e gerarão
conflitos sendo necessário uma grande transformação que segundo ele pode ser ou
reformista ou revolucionária, mas é evidente sua simpatia a via revolucionária.
A partir da página 46
ele cita nove pontos de sua estrutura do pensamento dialético aplicado ao
Direito que permitiria a um jurista se esquivar deste dualismo entre
positivismo e Jusnaturalismo, apresentando uma nova forma de se conceber o
Direto.
Considerações Finais.
Ao decorrer do texto
surgiram algumas dúvidas que só se resolveram a partir de conversas com amigos
desta área. Assim que peguei o livro em mãos com o título, O que é
Direito pensei que o termo Direito se referia a disciplina Direito ao
exercício da advocacia em si. Somente no decorrer das páginas tomei consciência
de que o termo Direito aqui utilizado se referia ao “conjunto de normas de
conduta impostos pelo Estado para regular as relações sociais”. Algo, que pode
parecer bobagem a alguém da área, mas que faz toda diferença aos leigos.
Contudo, o livro
cumpre o objetivo da coleção que é ajudar o leitor a dar os “primeiros passos”
rumo ao conhecimento da área e a partir daí conseguir uma abordagem mais
profunda com base em futuras leituras.
Bibliografia:
FILHO; Roberto Lyra: O
Que é Direito. São Paulo. Ed Brasiliense. 11ª ed. 1982.
Sites:
http://www.editorabrasiliense.com.br/institucional.php Acesso
em 07/12/2012
http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito Acesso
em 09/12/2012
[1] O autor cita 3 subdivisões do Positivismo (o positivismo
legalista, historicista ou sociologista e o psicologista), os quais achei
melhor não citar no corpo do texto.
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segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
O que é Direito.
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