quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Primeiro e Terceiro Mundo

A antiga divisão do planeta em Primeiro (azul),  Segundo (vermelho) e Terceiro Mundo (verde).
William Cirilo Teixeira Rodrigues
Desde sua origem, as expressões “Primeiro Mundo” e “Terceiro Mundo” vieram carregadas de forte conotação política. Foram criadas pelo economista e demógrafo francês Alfred Sauvy, em 1952, nem artigo publicado na revista L’Observateur. Sauvy comparava o mundo da época com as classes sociais que existiam antes da Revolução Francesa (1789-1799): Havia o “primeiro estado”, que correspondia aos nobres, o “segundo estado”, representado pelo clero católico”, e o “terceiro estado”, formado pelos plebeus, que podiam ser artesãos, camponeses ou burgueses (entre outros), que sustentavam a vida luxuosa dos dois outros estados. Nas palavras de Sauvy, como os plebeus da França, o Terceiro Mundo é explorado pelos demais, “não é nada, mas aspira a ser algo”.(...)
Sauvy classificou no Primeiro Mundo os países capitalistas da Otan, no Segundo Mundo o bloco comunista reunido sob o Pacto de Varsóvia e no Terceiro mundo os demais países, todos pobres e situados na África, Ásia, Oceania e América Latina. Quando o bloco comunista começou a ruir, a classificação criada por Sauvy já era considerada limitadora e ultrapassada.
Os termos ainda são populares, mas hoje há outras classificações que refletem melhor a realidade atual. Como não há mais “Segundo Mundo” e países de “Terceiro Mundo” podem ter alianças políticas diversas, é mais adequado falar em países “em desenvolvimento” versus “países desenvolvidos” . Incluiu-se às vezes uma terceira categoria, os “emergentes”, os países em desenvolvimento com potencial para fazer parte do primeiro grupo nas próximas décadas. Entre os emergentes, também se fala em “países recentemente industrializados”, economias que deixaram de ser agrárias para se tornar industriais na segunda metade do século 20, como Brasil, Turquia, África do Sul, Índia, Malásia e China.
Outro termo comum é “mundo ocidental” para se referir aos países desenvolvidos, já que, caracteristicamente, eles são herdeiros da cultura européia, incluindo aí Austrália e Nova Zelândia.  Japão e Coréia do Sul, embora situadas no oriente, são classificadas como “ocidentais” por sua aliança política e pela ampla adoção do capitalismo e instituições políticas ocidentais. A América Latina ocupa um espaço controverso, já que suas instituições políticas, religiosas e grande parte de sua cultura são de origem européia, mas aí se encontram mescladas e, às vezes, em conflito com tradições ameríndias e africanas, o que resultou na criação de uma identidade própria.
Matéria retirada da revista curso preparatório Enem 2011 ed abril.

4 comentários:

  1. quem foram os inspiradores do terceiro mundo?

    ResponderExcluir
  2. a definição de primeiro mundo tinha natureza politica ou econômica?

    ResponderExcluir
  3. por que o termo terceiro mundo é considerado absoleto?

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente agradeço sua visita ao blog e quanto as questões acredito que o próprio texto responde a elas.
    Se não me engano, acho que durante a Guerra Fria, o bloco, capitalista e o socialista disputavam a hegemonia sobre o mundo ficando o terceiro mundo a deriva, aderindo a um lado ou a outro.
    Esses termos primeiro e terceiro mundos estão obsoletos, acredito, pelo fato de serem carregados de fortes conotações políticas, sendo mais "politicamente correto" chamar os países de terceiro mundo de países em desenvolvimento o que na realidade significa a mesma coisa.

    ResponderExcluir