domingo, 9 de abril de 2017

Biografia: Shih Huang Ti - e a unificação da China

Shih Huang Ti (259-210 a.C)
Texto integral.
Foi Shih Huang Ti quem criou e começou a construir a Grande Muralha da China, o maior projeto de engenharia empreendido pela mão do homem até o século XIX. Foi ele também o primeiro líder a unificar totalmente a nação que hoje é a mais populosa do mundo. Na história da China, Shih Huang Ti é conhecido como o primeiro imperador.
Como acontecia com a Europa antes e depois do auge do Império Romano, a China era um conglomerado de estados feudais, politicamente divergentes, comandadas por senhores feudais rivais que viviam em guerra. Esses estados eram unidos somente por uma cultura comum, surgida durante a dinastia Chou, que floresceu no vale do Rio Yang-Tsé a partir de 770 a.C. e exercera uma duradoura influência cultural e política sobre o resto da China.
Os ensinamentos de Confúcio também haviam exercido uma poderosa influencia na cultura chinesa durante este período. Sua filosofia, ainda hoje é seguida como religião por 5,2 milhões de pessoas, salientava a importância de uma ordem harmoniosa tanto em nível nacional como pessoal. Após sua morte, no entanto, a China se desintegrou politicamente (cerca de 403-221 a.C). Isso acabou com o advento da dinastia Chin (221-210 a.C), durante a qual Shih Huang Ti conseguiu unir a China pela primeira vez na história. Ele introduziu um governo centralizado, realizou um recenseamento e padronizou a cunhagem de moedas do país, sua linguagem escrita, suas leis e seus pesos e medidas. Por outro lado, Shih Huang Ti foi também um déspota autoritário que se empenhou ao máximo em eliminar o Confucionismo. Nesse caso, seu sucesso foi apenas parcial. Além disso, ele era intolerante com quem divergisse de suas opiniões ao ponto de colocar fogo em livros que, para ele, não eram essenciais.
Para consolidar seu poder e proteger a China dos mongóis da Ásia Central, Shih ordenou a construção da Grande Muralha da China. Graças a ela, a China pode sobreviver unificada. O muro é maciço, tem cerca de 2.400 quilômetros de extensão e, na época de Shih Huang Ti, era cheio de torres ocupadas permanentemente por guardas.

Shih foi substituído pela dinastia Han, que continuou com sua centralização do governo, mas, aos poucos, trouxe de volta o Confucionismo. A dinastia Han também estabeleceu o sistema social e político mandarim, que sobreviveu mesmo sob a dinastia Ch’ing (Manchu) (1644-1912), quando os comunistas tomaram o poder na China.
Referências:
YENE, Bill. 100 Homens que mudaram a história do mundo. Rio de Janeiro: PocketOuro, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário