sábado, 11 de fevereiro de 2017

Biografia: Sócrates - o homem mais sábio que já existiu.

Sócrates (469-399 a.C)
Texto integral.
Nascido em Atenas, Sócrates foi o primeiro de uma sucessão de três grandes pensadores gregos, hoje considerados os fundadores do pensamento filosófico ocidental. Ele foi professor de Platão, que por sua vez foi o mestre de Aristóteles.
Sócrates acreditava que homens existiam por um propósito e que o certo e o errado tinham um papel crucial em definir os relacionamentos do indivíduo com ambiente e com as outras pessoas. Era um ótimo orador, também era muito perspicaz e tinha um intelecto privilegiado.
Escritos do próprio Sócrates são escassos e a maior parte do que sabemos hoje a seu respeito veio através das obras de Platão e Xenofonte (430 – 352 a.C). A obra Diálogos, de Platão, por exemplo, registra conversas sobre assuntos filosóficos entre Sócrates e outros filósofos gregos. Sócrates acreditava que a virtude derivava do autoconhecimento, as pessoas eram basicamente honestas e o mal era o esforço mal orientado de alguém que buscasse melhorar a própria condição. Sua máxima era “conhece-te a ti mesmo”. Sócrates também acreditava que o governo ideal envolvia homens sábios, devidamente preparados, que governassem pelo bem da sociedade. Ele também é lembrado por conceber ideias sistemáticas sobre o estudo da harmonia natural do ambiente, o que levou, mais tarde, ao desenvolvimento do método científico.

Sócrates acreditava ainda na ideia de uma força única e transcendente por trás do mundo natural, opinião que ia contra a crença grega convencional de um panteão de deuses. Suas ideias, revolucionárias para a época, acabaram o levando para a prisão sob acusação de corromper os jovens atenienses. Seu julgamento está descrito na Apologia de Platão. No livro Fédon, são relatadas as conversas que Sócrates teve com seus alunos após sua prisão e também se aborda questão da imortalidade da alma. Depois de sua condenação, ele suicidou-se tomando cicuta, como a lei da época exigia.

 Referências:
YENE, Bill. 100 Homens que mudaram a história do mundo. Rio de Janeiro: PocketOuro, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário