segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Biografia: Péricles - e a era de ouro de Atenas.

Péricles (500-429 a.C.)
Texto integral.
Nascido no meio da nobreza, Péricles tinha um grande dom para falar em público e em 460 a.C tornou-se governante de Atenas, a mais poderosa das cidades-estados gregas. Com ele, a cidade alcançou o auge de sua glória.
Péricles é considerado um dos maiores estadistas da Antiguidade e sua lista de realizações é impressionante. Ele transformou a frota ateniense em uma das maiores do mundo e liderou o exército de Atenas em inúmeras batalhas, atacando Delfos e desbaratando revoltas em Eubéia e Samos. Em Atenas ele foi responsável pela construção de grandiosos edifícios públicos, incluindo o Partenon, e pela introdução de um sistema político realmente democrático, em que qualquer pessoa poderia assumir um cargo público. Ele também criou os salários para os servos civis e pensões para os pobres.
A amante de Péricles, Aspásia de Mileto (470 – 410 a.C), famosa, além de sua beleza, por uma visão política privilegiada, foi patrona do grande filósofo Sócrates (469 – 399 a.C) e uma companheira muito valiosa durante o governo de Péricles. Graças à grande influência que Aspásia exercia sobre Péricles, Atenas entrou em sua fase mais esplendorosa, tornando-se um importante centro de arte e cultura no leste do Mediterrâneo.
A ascensão de Atenas também foi facilitada por um tratado de paz firmado em 445 a.C com a Liga do Peloponeso, liderada pela cidade-estado de Esparta. Mas catorze anos depois, em 431 a.C, Esparta rompeu o pacto, desencadeando três décadas de conflito, que ficariam conhecidas como a Guerra do Peloponeso. Depois disso, Atenas jamais voltaria a demonstrar o mesmo brilho que tivera na época de Péricles.

 Referências:
YENE, Bill. 100 Homens que mudaram a história do mundo. Rio de Janeiro: PocketOuro, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário