sábado, 4 de fevereiro de 2017

Biografia: Lao Tsé - pilar máximo do pensamento oriental.

Lao Tzu (Lao-Tsé) (604- 531a.C.)
Texto integral.
Nascido em Keuh-Jin, na China, Lao Tzu (que não é seu nome verdadeiro e significa algo como “velho mestre”) trabalhou durante um certo tempo como historiador e responsável pelos arquivos oficiais dos imperadores da dinastia Chou. Acredita-se que nessa época ele tenha escrito o Tao Te Ching (Livro da Razão Suprema), uma das mais antigas e influentes obras filosóficas originárias do Oriente. Ela forma a base do taoísmo, uma das maiores religiões do mundo.
Em seu livro, Lao Tzu descreve sua crença de que a ordem do mundo se baseia no Tao (que pode ser traduzido como caminho ou estrada) que uma pessoa segue na vida. O taoísmo baseia-se no princípio de que a pessoa não deve ir contra o Tao, mas se submeter a ele e aceita-lo. Deve-se buscar a simplicidade, a naturalidade e o equilíbrio. Este equilíbrio se resume no yin e no yang, que literalmente significam o lado negro e o lado ensolarado de uma mesma colina, mas que simbolizam o equilíbrio de elementos opostos, como luz e sombra, macho e fêmea, fraco ou forte, céu e terra, preto e branco ou bom e mau.
Ao seguir o Tao, Lao Tzu desenvolve a teoria de que o homem aplica a ideia do Te, termo que se traduz aproximadamente como virtude. O Te também se aplica à dualidade do yin e do yang, tornando possível que haja tanto a boa quanto a má virtude, cada qual com sua própria recompensa. Nesse sentido, o Te é como a doutrina hindu do Karma ou a ideia cristã do pecado. No hinduísmo, a recompensa de uma pessoa vem após a morte, no ciclo de reencarnações no Céu. No taoísmo (ou na Física, como descrito pela terceira lei do movimento de Newton), uma ação leva a uma reação próxima ou imediata e de igual magnitude. Em sua época, Lao Tzu foi bastante respeitado e se tornou uma grande influência durante várias gerações de teólogos.

Referências:
YENE, Bill. 100 Homens que mudaram a história do mundo. Rio de Janeiro: PocketOuro, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário