sábado, 18 de fevereiro de 2017

Biografia: Aristóteles - o sábio de Estagira.

Aristóteles (384-322 a.C)
Texto integral.
Aluno de Platão e professor de Alexandre o Grande, Aristóteles foi um dos maiores filósofos da história e um dos primeiros a explorar as relações e a sinergia de todos os aspectos da natureza e da humanidade. Ele estudou e lecionou poesia, astronomia e biologia, além de metafísica, estética e lógica.
Nascido em Estagira, um posto grego avançado na costa da Macedônia, Aristóteles tornou-se pupilo de Platão aos dezessete anos de idade, permanecendo na Academia de Atenas por cerca de vinte anos. A princípio como aluno e mais tarde como professor, período em que lecionou para Alexandre, Aristóteles deixou a academia depois da morte de Platão, mas quando Alexandre subiu ao poder em 336 a.C, ele retornou a Atenas. Sob os auspícios de Alexandre, ele formou sua própria escola, o Liceu, que dirigiu até 323 a.C.
A filosofia aristotélica que se desenvolveu nesse período incluía seus seis tratados sobre metafísica, física, ética, política e ciências naturais. No caso destas últimas, ele foi o primeiro a reunir e classificar sistematicamente espécimes naturais. Isso demonstra a propensão natural de Aristóteles à análise cuidadosa e ao tratamento das “leis” naturais, ou dos equilíbrios que governam a natureza. Platão havia formulado a teoria das formas ideais, e Aristóteles afirmou, por sua vez, que a matéria não podia deixar de ter forma, uma vez que ela existe. Ele sugeriu que a forma perfeita, pura ou definitiva era o que ele chamou de theos, ou o que conhecemos como Deus.
Na política, Aristóteles acreditava que o ideal seria uma mistura de democracia com monarquia. Ele também estudou medicina, filosofia e ciência. Pode-se dizer que sua maior influência na evolução do conhecimento foi sua aplicação de um método sistemático para estudar as relações do homem com outros aspectos do mundo ao seu redor.

O pensamento aristotélico, acabou harmonizando com a teologia cristã por São Tomás de Aquino no século treze, com a teologia judaica por Maimônides (1135-1204) e com o islã por Averróis (1126-1198).
Referências.
YENE, Bill. 100 Homens que mudaram a história do mundo. Rio de Janeiro: PocketOuro, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário