quinta-feira, 20 de março de 2014

Pré-História e suas eras.

A Pré-História: as eras Pré-Históricas.
Quando foi? Compreende todo o período que vai do surgimento do homem até o ano 4.000 a.C.
Onde foi? Inicialmente na África e posteriormente por todo o planeta.
O que foi? Foi o período mais longo e determinante de toda a história do homem, pois foi neste momento em que a humanidade abriu caminho ultrapassando os obstáculos e os limites impostos pela natureza e conseguiu se distinguir dos outros animais.
As divisões da pré-história. Costuma-se dividir a pré-história humana em três períodos: o Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada), Neolítico (idade da Pedra Polida) e a Idade dos Metais. Alguns pesquisadores aceitam uma quarta divisão que fica entre o paleolítico e o neolítico, é o chamado mesolítico.
O paleolítico: Esta era vai do surgimento dos primeiros hominídeos até aproximadamente 10 mil anos atrás. Nesta época, o homem era essencialmente caçador e coletor e tais atividades o obrigavam a levar uma vida nômade, percorrendo grandes distâncias atrás de seus alimentos. Neste período o homem não controlava e transformava a natureza em seu favor, apenas era parte integrante dela.
Neste período os homens viviam em cavernas, surgem às primeiras ferramentas e o homem aprende a dominar o fogo.
O Neolítico: Fim da era glacial. A terra aquece, os homens deixam as cavernas e vão para as planícies. Nesse novo ambiente algumas regiões tornam-se favoráveis à sobrevivência humana, geralmente as margens de rios. As ferramentas feitas em pedra se tornaram cada vez mais eficientes. Este período é marcado pelo surgimento da agricultura, a domesticação de animais e a fabricação de utensílios de cerâmica.
Quando aprendeu a plantar, o homem viu que era preciso esperar para colher. Então, abandonou a vida nômade e passou a ser sedentário. O homem sedentário aprendeu a viver em sociedade e assim surgiram as primeiras tribos.
Idade dos Metais: O homem do neolítico cozinhava a terra para produzir vasos de cerâmicas, e foi provavelmente neste processo que ele acabou descobrindo um jeito de derreter metais. Com a metalurgia, o homem aperfeiçoou suas armas e ferramentas. A produção agrícola aumentou, ocorreu a divisão do trabalho e surgiram as primeiras cidades.
A divisão do trabalho deixou a sociedade mais complexa, descobriu-se que não era necessário que todas as pessoas trabalhassem no plantio e na colheita. Os que não trabalhavam na terra foram se especializando naquilo que faziam melhor. Uns faziam cerâmica, outros teciam, outros caçavam e pescavam, etc. Por causa dessa divisão, surgiram os chefes, artesãos, guerreiros, etc.
Esta organização abriu caminho para a invenção da escrita pelos Sumérios por volta do ano 4.000 a.C, marcando a passagem da pré-história para a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário