quinta-feira, 20 de março de 2014

A Pré-História: as fontes da pré-história e a expansão do homem para outros continentes.

A Pré-História: as fontes da pré-história e a expansão do homem para outros continentes.
Quando foi? Compreende todo o período que vai do surgimento do homem até o ano 4.000 a.C.
Onde foi? Inicialmente na África e posteriormente por todo o planeta.
O que veremos? Quais são as fontes utilizadas para “reconstruir” esse passado e como o homem pré-histórico que surgiu na África conseguiu colonizar todo o planeta.
Fontes Pré-históricas: Para analisar a Pré-História, os historiadores e arqueólogos analisam fontes materiais (ossos, ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (arte rupestre, esculturas, adornos).
Teorias sobre o povoamento da América: A maioria dos estudiosos acreditam que as primeiras ondas migratórias ocorreram entre 12 e 20 mil anos atrás.
Malaio-Polinésia: afirma-se que através de embarcações primitivas o homem saiu da Malásia e fez escala em várias ilhas Oceania até chegar à América. O cientista que propôs esta teoria provou que ela era possível fazendo a mesma coisa, ele fez embarcações primitivas e chegou à América.
Asiática: afirma que durante a 4º glaciação o nível do mar baixou graças ao acumulo de água nas calotas polares, possibilitando a passagem do homem pelo Estreito de Bering rumo ao Alaska, de onde eles partiram em direção a toda a América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário