quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Por Deus e pela Pátria

Fé cega, faca amolada!
William Cirilo Teixeira Rodrigues

A religião volta a ser o centro de disputas na século 21.

Em muitos conflitos do mundo contemporâneo, não é fácil separar causas religiosas, políticas e étnicas. Afinal, um dos fatores que fazem um povo ser um povo é a sua religião, e alianças políticas de grupos que buscam independência tendem a ser opostas às dos governantes dos países.(...)

Após a queda da União Soviética, a Chechênia, região de maioria islâmica declarou independência. Entre 1994 e 1996, a Rússia tentou recuperar o que considera um Estado seu, mas acabou perdendo para os ataques de guerrilha dos militantes chechenos. Em 1999, os russos invadiram novamente a pequena república e conseguiu recuperar o território. O conflito foi sangrento e envolveu violações de direitos humanos por parte da Rússia e ações terroristas chechenas, como o ataque ao Teatro Moscou, de 2002, que deixou 170 mortos, e a uma escola em Beslam, em 2004, quando morreram 334 reféns, inclusiva 186 crianças.

O conflito religioso é grave também na Índia, país de maioria hindu que abriga minorias islâmicas, cristãs, budistas, sikhs e bahais. Em 1992, a mesquita de Babri, criada no século 16, foi demolida por nacionalistas hindus. No mesmo ano, conflitos civis nas ruas de Mumbai deixaram 500 mortos. No ano seguinte, ataques a bomba por parte dos islâmicos mataram mais 250 pessoas. A situação entre as religiões se deteriorou.

A indonésia, país de maioria islâmica que abriga também cristãos, budistas e hinduístas, tem sofrido com o aumento de tensões e massacres religiosos desde o fim do governo conciliador de Suharto, em 1998. O conflito pela independência do Timor-Leste (1975-2002), país católico e de língua portuguesa conquistado pela Indonésia após declarar sua independência, também teve um teor religioso.

A China enfrenta o separatismo islâmico na província de Xinjiang. A causa do Tibete, país tomado pela China em 1950, também tem contornos religiosos. O Tibete era uma teocracia budista, cujo rei-sacerdote era o dalai-lama. A China impôs repressão religiosa e é acusada de diversas atrocidades. Nascido em 1935, o 14º dalai-lama, Tenzin Gyatso, vem lutando pela independência de seu país do exílio, na Índia.

Ilha ao sul da índia, o Sri Lanka também foi palco de conflitos. De religião hinduísta, a maioria tâmil, no norte do país buscava independência do país budista por meio de ações do grupo Tigres Tâmeis, fundado em 1974. O Tigres Tâmeis reconhecerem sua derrota em 2009.


Matéria retirada da revista curso preparatório Enem 2011 ed abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário