segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pirâmides pelo mundo

Apesar de serem as mais famosas, as pirâmides do Egito não são as únicas no mundo.
William Cirilo Teixeira Rodrigues
Quando você pensa em pirâmide, provavelmente a primeira idéias que vem à cabeça são as egípcias, como as de Quéops, Quéfren e Miquerinos. Mas pirâmides foram feitas no mundo todo: Existem também pirâmides núbias, gregas e romanas, inspiradas pelas egípcias, e também mesopotâmicas (chamadas zigurates) e até chinesas (que eram cobertas por terra e plantas formando morros geométricos).(...)
Mas as segundas pirâmides mais famosas do mundo são mesoamericanas, feitas pelos mais, astecas e outros povos. Algumas, como a pirâmide de Cholula, rivalizam com as egípcias: construídas pala cultura Teotihuacan, tinham 55 metros de altura por 400 de base, superior em volume, aos 145 metros de altura por 230 de base da pirâmide de Quéops.
Exemplo de pirâmide mesoamericana.
As pirâmides mesoamericanas eram formadas por diversos terraços, com um templo no topo, onde entre os astecas, eram feitos sacrifícios humanos. Já as pirâmides egípcias eram tumbas lacradas de faraós e eram cobertas originalmente por pedras polidas, que davam a elas um aspecto liso e brilhante, que se perdeu com o tempo.
O mais impressionante, tanto sobre as pirâmides egípcias quanto as mesoamericanas, é que os povos que as fizeram não conheciam nem instrumentos de ferro nem a roda. Quando os egípcios começaram a construir a pirâmide de Djoser, a partir de 2630 a.C, a roda ainda era novidade e a fundição de ferro ainda levaria mil anos para ser inventada. Do outro lado do mundo, o isolamento da América pré-colombiana fez com que esses povos nunca conhecessem nem ferramentas de ferro nem a roda. Em ambos os casos, as pedras tinham de ser cortadas com cunhas de madeira, cuidadosamente ajustadas ao formato desejado, e arrastadas por puro trabalho humano e rampas de terra.

Outra coisa interessante sobre as pirâmides é que as egípcias começaram mais parecidas com as mesoamericanas: a primeira pirâmide, de Djoser, é feita de terraços, que reproduziam o formato das tumbas egípcias até então - era só uma tumba em cima da outra. A pirâmide do faraó seguinte, Sneferu, já tem o formato clássico. Originalmente, uma camada de lajotas cobria as pirâmides egípcias, deixando-as com um aspecto liso e brilhante, mas essa camada se perdeu com o tempo.
Pirâmide chinesa.
Matéria retirada da revista curso preparatório Enem 2011 ed abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário