sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Muito alarde pouca prova: Dados sobre o aquecimento global foram manipulados.

Muito se fala sobre aquecimento global, efeito estufa, derretimento de geleiras, etc. mas até hoje não foi apresentada nenhuma prova consistente e inegável de que isso realmente está acontecendo em nosso planeta.

William Cirilo Teixeira Rodrigues

Em 2007, o esforço em divulgar os perigos do aquecimento global rendeu o Prêmio Nobel da Paz ao norte-americano Al Gore e ao Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Dois anos depois, a descoberta de manipulação de dados sobre a temperatura do planeta pôs em xeque a validade das pesquisas do IPCC. (...)
Uma semana antes da Cúpula do Clima de Copenhague, um hacker roubou centenas de e-mails trocados por membros da Unidade de Pesquisa Climática de East Anglia, na Grã-Bretanha. (Essa instituição é uma das mais ativas do mundo na tentativa de provar que o aquecimento global é causado pelo homem.) As mensagens mostram que os cientistas tentaram esconder dados que contestavam o aquecimento e exageraram nos números sobre o aumento da temperatura. Um e-mail do diretor da unidade descreve o uso de um dispositivo matemático para “esconder o declínio” da temperatura do plante em certos pontos do século 20. Os e-mails também colocaram em dúvida o gráfico do taco de jóquei. Trata-se do gráfico que mostra a taxa de carbono na atmosfera, regular durante todo o século 20, aumentando explosivamente a partir dos anos 2000.
Gráfico do taco de jóquei; observe o exagero nas representações de  carbono na atmosfera.
Matéria retirada da revista curso preparatório Enem 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário