quarta-feira, 16 de junho de 2010

Wilhelm Dilthey (1833-1911): Tópicos.

Wilhelm Dilthey (1833-1911): Tópicos.
Nasceu em 19 de novembro de 1833 em Briebrich. Preparava-se para o sacerdócio, mas por influência de Leopold Rank voltou-se para a filosofia e a história. Diplomado com 24 anos, tornou-se professor da Universidade da Basiléia. Em 1882 foi a Berlim tomar a cadeira de filosofia, onde ficou até sua morte em 1911. (...)
A compreensão dos outros e das suas manifestações de vida.
Para Wilhelm Dilthey é na compreensão de si próprio e na ação recíproca que compreendemos as manifestações de vida das outras pessoas. E é de grande importância a compreensão dos outros para o conhecimento histórico.
1. As manifestações de vida:
São as expressões que dizem ou significam qualquer coisa e aquelas que tem o propósito de se tornar uma expressão de uma vida mental.
Existem três classes de manifestação de vida: os juízos, as ações e as expressões da experiência.
Os conceitos e os Juízos: São desligados da vivência em que ocorreram. O juízo é a validade de um conteúdo de pensamento independente das circunstancias de seu aparecimento e da diferença de épocas ou pessoas, reside ai o sentimento de identidade.

Ações: Ela nasce não na intenção de realizar uma comunicação, mas visando um fim que já se encontra implícito. A ação não define a vida interior de onde brotou.
Expressão da vivência: tem uma relação forte entre ela à vida da qual provém e a compreensão que provoca. Ela apenas pode ser julgada como sincera ou insincera e não como verdadeira ou falsa.
Tudo o que resulta da vida do dia-a-dia subordina-se aos interesses dessa vida, tudo quanto depende permanentemente da transitoriedade tem o seu significado determinado pelo momento.
2. As formas elementares da compreensão:
Ela começa a se manifestar nos interesses da vida prática.
As pessoas são colocadas diariamente um contato umas com as outras e devem aprender a se compreenderem mutuamente. Cada uma tem de saber o que a outra quer mesmo sem se utilizar da fala.
O processo de compreensão elementar baseia-se na relação da expressão com o que nela se exprime.
3. O espírito objetivo e a compreensão elementar:
Espírito objetivo são as múltiplas formas sob as quais se objetiva no mundo dos sentidos a experiência. E isso é comum a todos.
É neste espírito que o passado se torna para nós presente constante. Como os estilos de vida, os costumes, o direito, o Estado, as artes etc.
E é dentro deste mundo do espírito objetivo que nascemos, crescemos e recebemos as primeiras influências.
É a partir dessa experiência comum que existe uma conexão entre expressão e coisa expressa. Que volta as formas elementares de expressão.
Podendo assim qualificar a manifestação de vida como sendo a expressão de uma vida mental.
4. As formas superiores de compreensão:
A passagem das formas elementares para as formas superiores surge do fato de a compreensão partir do contexto normal da manifestação de vida e da vida mental que nela se exprime.

Das relações da vida surge à necessidade de formular juízos sobre o caráter ou a capacidade de cada indivíduo.

Para isso contamos com o significado dos gestos e de expressões deste indivíduo e nos utilizamos do raciocínio de analogia.

As formas superiores então se fundamentam na relação entre expressão e coisa expressa. Ela parte de uma manifestação e por meio da indução torna compreensível a estrutura de um todo.

A compreensão tem sempre por objeto algo individual. E nas formas superiores parte de uma apreensão indutiva do todo seja ela uma obra ou uma vida.
O espírito objetivo e a força do indivíduo determinam o mundo espiritual e é na compreensão de ambos que se fundamenta a história.
5. Transposição, recriação e revivência:
A transposição é uma tarefa da compreensão quando o eu é transposto seja para um ser humano seja para uma obra.
A compreensão constitui em si mesma uma operação inversa ao processo de ação. A compreensão deve seguir a ordem dos fatos, movendo-se progressivamente com a própria vida.
A revivência segue essa cronologia e seu êxito está no fato de julgarmos estarmos diante de um todo contínuo. Como por exemplo quando um romancista ou um historiador segue o processo histórico.
Toda visualização de um ambiente ou de uma situação estimula em nós a revivência.
E a imaginação permite-nos acentuar ou diminuir sua ênfase, para assim recriarmos a vida mental de outra pessoa. E assim transportar-me para outras épocas e vivenciar em imaginação muitas outras existências.
6. A exegese ou interpretação:
O uso da recriação e revivência de experiências alheias ou do passado resultam de um dom.

Quando esse dom é trabalhado torna-se técnica. Essa técnica evolui graças à evolução da consciência histórica que está ligada a compreensão. A compreensão sistemática das manifestações de vida para sempre fixadas chamamos exegese.

A exegese se consuma da interpretação dos vestígios da existência humana contida nos escritos. Sendo a base nas artes da filologia e nas ciências da hermenêutica.

O ponto de partida para o estabelecimento da verdade do testemunho das ciências do espírito parte do caráter da vivência que a percepção da realidade.

A compreensão parte do princípio de localizar o historiador na situação de um leitor de época ou do ambiente do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário